Surge uma nova subvariante da covid-19 chamada EG.5, conhecida popularmente como “Éris”, é o que afirma a Organização Mundial da Sáude (OMS).
A nova versão vem chamando atenção de autoridades de saúde à medida que casos crescem globalmente, como nos Estados Unidos e Reino Unido. A subvariante foi apelidada de Éris nas redes sociais, o mesmo nome de uma deusa na mitologia grega. O apelido, apesar de interessante, não é usado oficialmente pela OMS.
Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde, que a classificou como “variante de interesse”, ela representa um risco baixo para a saúde pública, sem evidências de que cause quadros mais graves do que outras variantes. Conforme dados da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), a varainte 5G.5.1 agora representa cerca de um em cada sete casos de covid detectados por testes hospitalares.
Algumas análises propõem que ela pode escapar de nosso sistema imunológico mais facilmente do que algumas variantes circulantes, mas isso não significa dizer que pessoas ficam mais gravemente doentes.
Foto: Reprodução/Redes Sociais