Entenda o que é crise de ansiedade, condição que levou Wesley Safadão a anunciar pausa dos palcos

cOMPARTILHE:

Você já sentiu seu coração acelerado antes de uma prova ou reunião? Ou as mãos suarem antes de encontrar alguém importante? Isso é ansiedade, uma reação natural. A ansiedade pode se tornar uma doença quando coloca o corpo em constante estado de atenção, como o que aconteceu com o cantor Wesley Safadão, que anunciou uma pausa na carreira após várias crises.

O que os médicos explicam que a ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo que nos ajuda a reagir às situações difíceis e de risco. O que acontece com o transtorno ansioso, que é a doença, é que o risco não existe, mas a pessoa entra nesse estado de alerta mesmo assim.

Se você está em uma sala e entra um animal que pode te atacar, o seu corpo vai reagir para te ajudar a fugir do perigo. O problema de saúde é quando não existe estímulo externo, mas seu corpo tem as mesmas reações. O que coloca a pessoa em um estado constante de ansiedade.
— Dartiu Xavier, professor de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina
Como acontecem as crises de ansiedade?

No último fim de semana, o cantor Wesley Safadão teve crises de ansiedade e anunciou uma pausa na agenda de shows e compromissos para acompanhamento médico.

O professor e psiquiatra explica as pessoas com transtorno ansioso podem ter episódios agudos, que são as crises. Eles acontecem por causa de uma reação química do corpo:

  • Liberação de adrenalina: na crise, a amígdala, que é uma área do cérebro, libera um nível alto de adrenalina;
  • Corpo vulnerável: no estado normal, o corpo atuaria para minimizar o efeito da adrenalina ao perceber que não há um risco iminente, mas no transtorno essas defesas são desativadas;
  • Palpitação, suor e formigamento: com a descarga de adrenalina, o corpo reage com os sintomas físicos que caracterizam a crise como coração acelerado, pupilas dilatadas, vômitos, formigamento nas pernas, mãos frias, entre outros.
Um país ansioso

Assim como Wesley Safadão, a ansiedade é um problema de saúde que atinge quase 19 milhões de pessoas no Brasil, segundo a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em julho deste ano. Isso coloca o país entre os com maior índice em toda a América Latina.

Segundo Xavier, a doença é multifatorial, mas ele explica que a forma como vivemos hoje, em uma constante competição e comparação, deixa as pessoas vulneráveis à ansiedade.

A nossa sociedade é voltada para a exposição, sobretudo as figuras públicas. Elas precisam cumprir um roteiro e se apresentar bem. É criado sobre elas um ideal de ser humano que não existe.
— Dartiu Xavier, professor de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina.

Para ele, isso fica ainda mais acentuado por causa das redes sociais.

“O Instagram cria um modelo que quem acompanha se sente muito aquém. Isso estimula a competitividade. As pessoas se colocam em um nível de exigência muito alta e isso é uma questão chave para deflagrar a ansiedade”, diz.

Fonte: G1

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.