Muita emoção marcou a última Assembleia Geral da Liga Bahiana Contra o Câncer. A reunião foi convocada para prestação de conta do exercício de 2023, mas acabou se transformando na despedida do médico Aristides Maltez Filho, que vai deixar a presidência da Liga depois de mais de 40 anos. Quem vai assumir o cargo é a médica Maria Romilda Maltez, atual vice-presidente. A eleição da nova diretoria acontece no próximo dia 23 e a posse será no inicio de julho.
Na sua fala de despedida Aristides Maltez Filho lembrou quando começou a trabalhar no HAM, depois foi diretor técnico até assumir a presidência após a morte de seu irmão Carlos Maltez. “ Aqui o ideal não muda, a fraternidade não é esquecida e a gratidão é grandemente reconhecida. Agora vai assumir o cargo Dra Romilda que é filha de Carlos e já vinha trabalhando ao meu lado nos últimos anos”. Seguindo sempre o lema do professor Aristides Pereira Maltez ele citou ainda a famosa frase : “ Esta é a lâmpada da caridade que jamais se apagará no coração dos meus seguidores” finalizando dizendo “ o nosso trabalho não sofrerá solução de continuidade”.
Números – O balanço apresentou alguns números importantes. Em 2023 foram detectados 9.437 novos casos de câncer e foram atendidos pacientes de 400 dos 417 municípios baianos. No total foram realizados 5.237.396 procedimentos com custo médio de R$ 4.223,80 por pacientes. Foram realizadas 10.739 novas matrículas, 12.985 internações e 9.798 cirurgias. O câncer de próstata liderou a estatística com 1.481 novos casos, seguido de mama com 1.294 e colo uterino 740.
Como metas cumpridas no ano passado destaque para instalação da mamógrafo digital e inicio da construção do pavilhão de oncohematologia. Como metas para o futuro estão a instalação do novo acelerados linear, ampliação do serviço de nutrição, ampliação do pronto atendimento, modernização do serviço de informática e o novo serviço de transplante de medula óssea