Dormir mais no fim de semana pode fazer bem para o coração

cOMPARTILHE:

Quem costuma acordar cedo para trabalhar ou estudar, gosta de aproveitar o fim de semana para dar aquela esticada no sono e compensar as poucas horas dormidas nos outros dias. Para alguns pesquisadores, essa é uma boa pedida. Segundo estudo apresentado no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, isso pode diminuir em 20% o risco de doenças cardíacas.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão a partir da análise das informações de mais de 90 mil pessoas cadastradas num banco de dados do Reino Unido para fins de pesquisas. A privação de sono foi medida de acordo com quantas horas de sono cada voluntário reportou ao banco. Com menos de sete horas por noite, já dá para entrar nessa categoria, em que se enquadram quase 22% dos participantes do estudo.

Para saber quem tinha problemas cardíacos, os pesquisadores analisaram dados de internação e de óbito. Nos prontuários médicos, encontraram diagnósticos de problemas do coração como infarto e doença arterial coronariana.

Depois, eles perceberam que as pessoas que praticavam sono compensatório tinham 19% menos chance de ter problemas cardíacos do que aqueles que não dormiam um pouco a mais nos fins de semana.

Alguns estudiosos advertem que, em alguns casos, pode haver outros motivos relacionados à soneca prolongada no fim de semana e à diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Por exemplo, uma pessoa menos ansiosa consegue dormir mais e melhor, além de ter menos propensão à problemas cardíacos.

Como dormir melhor?

Se você é do tipo que tem dificuldades para dormir, tanto nos dias úteis como no fim de semana, confira algumas dicas para um sono com mais qualidade:

  • Evite cochilos durante o dia.
  • Crie um ambiente confortável para uma boa noite de sono.
  • Evite refeições pesadas no período noturno.
  • Diminua a exposição à luzes e telas durante à noite.
  • Pratique exercícios físicos regularmente.
  • É bom evitar bebidas com cafeína antes de dormir.
  • Reduza os estímulos sonoros.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.