No inverno, o frio, além de ser bem desconfortável, pode piorar algumas dores, principalmente na região lombar e articulações. Pessoas idosas são as mais suscetíveis. Segundo o angiologista Álvaro Pereira, que atende em São Paulo, o desconforto se intensifica com as baixas temperaturas devido à uma resposta do organismo.
A especialista Cristina Flávia, da clínica AcolheDOR, explica que essa sensação é chamada de alodinia. “A alodinia ao frio é uma queixa muito frequente em pacientes com dor crônica, principalmente naqueles com dor neuropática. As cicatrizes, por exemplo, doem por serem uma área de maior sensibilidade e possuírem mais receptores que identificam a dor”, ensina.
As cicatrizes tendem a ficar mais retraídas devido à menor circulação do sangue, o que torna os receptores mais sensíveis ainda. Confira as dicas especialistas para aliviar as dores comuns no inverno: fazer alongamentos, aquecer o corpo ( consumo de termogênicos como canela e gengibre), massoterapia, evite roupas apertadas.
Fonte: Metrópoles / Imagem: Google