Dois em um: novo medicamento contra o HIV é ofertado ao SUS

Teste de HIV

cOMPARTILHE:

O Ministério da Saúde concluiu a distribuição das unidades de uma combinação inédita de dois medicamentos eficazes para pacientes com HIV ou aids: os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg. No total, 5,6 milhões de unidades do medicamento foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal.

Anteriormente, o tratamento do HIV envolvia combinações de vários medicamentos de diferentes classes para suprimir o vírus e retardar a progressão da doença. Com o novo remédio, os usuários têm a opção de utilizar um tratamento com uma única dose diária.

Contudo, a migração de uso da terapia com dois comprimidos para apenas um deve ocorrer de forma gradual e contínua, seguindo critérios como idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular, carga viral menor que 50 cópias no último exame e ter iniciado a terapia dupla até 30/11/2023. Os critérios para ampliar o público contemplado no novo modelo de tratamento poderão ser revistos em seis meses.

A combinação dolutegravir 50 mg + lamivudina 300 mg resulta de uma aliança estratégica entre Farmanguinhos/Fiocruz e as empresas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline. As orientações sobre o uso da terapia e o preenchimento do formulário de dispensação de antirretrovirais estão disponíveis em nota técnica no site do Ministério da Saúde.

A distribuição desses medicamentos faz parte da estratégia prioritária do Ministério para eliminar o HIV e a aids como problemas de saúde pública. Em 2023, o investimento em medicamentos contra o vírus ultrapassou R$ 1,8 bilhão. Além disso, foi lançado um comitê interministerial para a eliminação de doenças socialmente determinadas, que funcionará até janeiro de 2030. Entre as ações, destaca-se a recriação da Comissão Nacional de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Cnaids).

Outra iniciativa relevante é o lançamento do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o manejo da infecção pelo HIV em adultos, um guia abrangente que incorpora medicamentos e delineia condutas de tratamento, explicando o cuidado com pessoas infectadas pelo HIV e como lidar com doenças oportunistas.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.