Hoje (5) é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data, que faz menção ao nascimento do médico brasileiro Oswaldo Cruz, que colaborou com grandes descobertas na área, é muito importante para lembrar de manter um estilo de vida saudável, ter melhores hábitos alimentares e praticar exercícios físicos como método preventivo contra doenças, além de incentivar a educação sanitária – outro fator essencial para a promoção de uma vida digna.
Neste momento, também é preciso discutir a realização dos exames de rotina, uma vez que a detecção de enfermidades – que muitas vezes não apresentam sintomas no início – acontecem através do famoso check-up. Doenças como anemia, infarto, câncer e diabetes podem ser evitadas a partir de um olhar minucioso com o próprio corpo. No Brasil, segundo a projeção global do Atlas da Federação Internacional da Diabetes (IDF), a estimativa é que até 2030 mais de 21,5 milhões de brasileiros adquiram diabetes. Já no que confere a doenças ainda mais graves, como o câncer, a projeção é de 704 mil novos casos até 2025 – o que reforça o compromisso de atenção.
Além de promover a importância de uma vida saudável, o Dia Nacional da Saúde também busca incentivar a criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população, assim como o desenvolvimento de pesquisas e ações na área. Para comemorar esta data, é valido conscientizar as crianças, evitar cigarros, ter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos: são pilares essenciais que colaboram para uma melhor estadia no mundo.
Foto: Reprodução