Estima-se que, somente no Brasil, mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados por ano, o que torna a conscientização e o diagnóstico precoce essenciais na luta contra a doença. A campanha Novembro Azul chama atenção para a questão.
“O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas, já que, quando detectado nos estágios iniciais, as chances de cura ultrapassam os 90%. No entanto, muitos homens ainda negligenciam a importância dos exames regulares, o que pode resultar no diagnóstico em fases mais avançadas, quando o tratamento se torna mais difícil e as chances de cura são reduzidas”, é o que alerta o coordenador do Programa de Residência de Urologia e do Programa de Cirurgia Robótica da Residência de Urologia, Hospital Santa Izabel, Eduardo Café.
Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata é assintomático, por isso, a única forma de detecção nesta fase é por meio de exames específicos, como o toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Mas, é preciso principalmente quebrar o preconceito masculino.
Um dos grandes desafios enfrentados pela campanha é a desconstrução de preconceitos e estigmas que ainda cercam os exames preventivos, especialmente o toque retal, reforça Café.