A Prefeitura de Salvador adquiriu 100 óculos com tecnologia assistiva OrCam MyEye, um equipamento de visão artificial com uma câmera inteligente de leitura instantânea de textos, reconhecimento de rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real. Os aparelhos serão utilizados pela rede municipal de ensino e pelo Instituto de Cegos da Bahia (ICB), através de um termo de cooperação técnica.
Este equipamento vai mudar a vida das crianças que têm deficiência visual em nossa rede, dando a elas condições de disputar um Enem ou um vestibular em pé de igualdade com a criança que não possui deficiência. A leitura em braile já ocorre, mas com ela os alunos precisam de um tempo maior. Com esses óculos inteligentes, é possível absorver muito mais conteúdo. É a tecnologia evoluindo para permitir que essas pessoas superem as perdas físicas que a vida impôs”, destacou Bruno Reis.
Com a aquisição dos OrCam, acrescentou o prefeito, a ideia é ampliar estratégias que promovam acessibilidade de alunos com deficiência em sala de aula, garantindo o direito à educação, além de proporcionar maior autonomia. “Desde quando eu conheci essa tecnologia, me impressionei. Estamos fazendo um grande esforço para que a educação da nossa cidade, em especial na área digital, seja mais inclusiva”, reforçou.
O aparelho OrCam permite o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. O dispositivo é discreto, mede cerca de 7cm de comprimento e fica acoplado na haste de um par de óculos.
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS