A vacinação contra a variante JN.1 da covid-19 para idosos a partir de 70 anos começou nesta segunda-feira (2) no Rio de Janeiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacina é segura, eficaz contra a variante em circulação e reduz o risco de internação e mortalidade pela doença. Esse é o segundo grupo etário liberado para receber o imunizante, com outras faixas sendo contempladas de forma escalonada conforme o cronograma do Ministério da Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que o Rio registra um cenário epidemiológico confortável, com 98% da população vacinada. Ele reforçou a importância de manter essa cobertura para controlar a pandemia na cidade.
Além da vacinação em unidades de saúde, a SMS iniciou a imunização domiciliar para pessoas acamadas, que podem agendar o atendimento pelo site da prefeitura por meio da equipe de saúde da família. A expectativa é vacinar cerca de 200 mil idosos com 70 anos ou mais na capital fluminense.
Até o momento, a vacinação contempla idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e aqueles com 80 anos ou mais. As doses estão disponíveis em 240 unidades de Atenção Primária, além do Super Centro Carioca de Vacinação, com funcionamento diário em Botafogo, das 8h às 22h, e em Campo Grande, no ParkShoppingCampoGrande, seguindo o horário do centro comercial.