O companheiro de 8 anos da atriz Sandra Bullock, Bryan Randall, morreu no último fim de semana, aos 57 anos, segundo anunciado por sua família em um comunicado para a revista “People”, na última segunda-feira (7). Conforme a família, Bryan estava em tratamento há três anos contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, doença rara.
“É com grande tristeza que compartilhamos que, em 5 de agosto, Bryan Randall morreu pacificamente após uma batalha de três anos contra a Esclerose Lateral Amiotrófica”, diz o comunicado, que detalhou o desejo do artista em manter a informação no sigilo.
O que é Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.
Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, as pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. A morte pode correr entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.
Há aproximadamente 140 mil novos casos diagnosticados em todo o mundo a cada ano – 384 novos casos todos os dias. No Brasil, a lei nº 13.471/2017 instituiu o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também comemorado em 21/6. A data objetiva levar conhecimento e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e população sobre a existência e os cuidados com as pessoas acometidas pela doença, bem como buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento.