Um aumento dos casos de varicela (catapora) na Bahia tem preocupado as autoridades. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o dia 12 de agosto, mais de 400 casos de varicela foram notificados – com foco nos municípios baianos.
Conforme o documento disponibilizado, toda a rede de saúde da Bahia deve notificar imediatamente casos suspeitos à vigilância epidemiológica nas cidades para prevenir e potencializar ações públicas. A Sesab chegou a indicar que, até o momento, não há necessidade de suspender atividades escolares – embora algumas escolhas já tenham recorrido à medida, mas é preciso que ações sejam realizadas para evitar que alunos tenham contato com casos.
Entre as medidas destacadas está a permanência em casa até que as lesões evoluam para crosta; vacinação de pessoas sem histórico de vacina anterior, que englobe casos em que a população tenha tido contato com episódios suspeitos ou confirmados. O órgão também pontuou uma busca ativa de crianças não vacinadas e monitoramento de novos casos, uma vez que dados do Tabnet/Datasus apontam que até maio, a Bahia alcançou um número pequeno de cobertura vacinal, apenas 49,88% em crianças.
Foto: Reprodução/Internet