Casos de infarto abaixo de 40 anos sobem mais de 150% em duas décadas

cOMPARTILHE:

Apesar de mais comuns entre pessoas acima dos 40, os mais jovens estão entrando para essa estatística. Um levantamento do Estadão, com base em dados do Ministério da Saúde, aponta que casos de infarto estão se tornando mais frequentes em indivíduos abaixo dessa faixa etária.

Os dados mostram que internações de pessoas abaixo de 40 anos em decorrência desse evento passaram de 1,7 casos por 100 mil habitantes em 2000 para quase 5 em 2022, o que caracteriza um aumento de 184%.

Entre pessoas de 35 a 39 anos, as internações sofreram um aumento de 79,8%, passando de 9,3 casos por 100 mil habitantes para 18. O aumento também foi observado em jovens entre 25 anos e 29 anos, por exemplo, quando a quantidade mais que triplicou, passando de 1,43 casos por 100 mil habitantes para quase 5 casos por 100 mil.

O levantamento considera apenas as internações no Sistema Único de Saúde (SUS), mas embora os usuários exclusivamente dependentes do SUS representem uma parcela significativa da população, cerca de 75%, pode haver subnotificação nos casos.

 

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.