Câncer intraocular raro necessita de intervenção precoce

cOMPARTILHE:

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer intraocular que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade. Embora seja uma doença grave, com o diagnóstico precoce as chances de cura são significativamente altas, atingindo até 95% dos casos.

“A falta de informação e o desconhecimento sobre os sinais e sintomas da doença podem atrasar o diagnóstico, reduzindo as possibilidades de tratamento eficaz. Ele é um tumor grave que acomete a retina das crianças e que só é descoberto a tempo com uma avaliação completa”, é o que afirma a oftalmologista e coordenadora de saúde do Instituto dos Cegos da Bahia – ICB, Fátima Neri.

Por isso, é fundamental fazer o ‘exame do olhinho’ ainda na maternidade e fazer a avaliação com oftalmologista até o sexto mês de vida para dilatar a pupila e logo após o acompanhamento desta criança, enfatiza Neri.

Para combater este problema, no último sábado (21), aconteceu um  mutirão do Instituto dos Cegos da Bahia chamando  atenção deste tema e outros problemas que afetam a visão.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.