Brasileiro criador do “Aedes” que bloqueia dengue é eleito pela Nature

cOMPARTILHE:

O engenheiro agrônomo Luciano Andrade Moreira foi incluído pela revista Nature entre as dez pessoas mais influentes da ciência em 2025, na lista “Nature’s 10”.

Há mais de dez anos, Moreira investiga o uso da bactéria natural Wolbachia, presente em vários insetos, para infectar o mosquito Aedes aegypti. A técnica, conhecida como “Método Wolbachia”, reduz significativamente a capacidade do mosquito de transmitir vírus causadores da dengue, zika e chikungunya.

A partir desse método, mosquitos infectados, chamados “wolbitos”, são produzidos em uma biofábrica dirigida por Moreira, em Curitiba, parceria da Fiocruz, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do World Mosquito Program (WMP).

O reconhecimento internacional destaca o impacto potencial da tecnologia para a saúde pública. O Método Wolbachia já é parte da estratégia oficial do Ministério da Saúde para o combate a arboviroses e está sendo aplicado em várias cidades do país, representando um avanço importante no controle de epidemias.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.