Do início deste ano até o dia 20 de dezembro, o Brasil registrou 12.430 casos de febre oropouche, segundo dados do Painel Epidemiológico do Governo Federal. No mesmo período de 2023, foram registrados apenas 639 casos. .
Os registros aconteceram em 22 estados. Os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul registraram somente casos importados, quando a pessoa contraiu a doença fora do estado.
Em nota, o Ministério da Saúde confirmou quatro mortes causadas pelo vírus e outras quatro ainda estão em investigação. A pasta ainda revelou cinco casos de transmissão vertical do vírus, quando a transmissão é feita da mãe para o feto ou o recém-nascido.
Desses casos, foram quatro mortes fetais e uma anomalia congênita. Ainda estão sendo investigados, outros 24 casos suspeitos, incluindo 20 mortes fetais e quatro anomalias congênitas.
A doença é transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim e tem sintomas parecidos com os de outras arboviroses, como dengue e chikungunya, incluindo febre, dor de cabeça e dores musculares.
Com informações da CNN.




