A Bahia foi contemplada com um investimento de R$ 615,4 milhões do Governo Federal para ampliar e qualificar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O montante integra o Novo PAC Seleções 2, programa que prevê R$ 6 bilhões em ações voltadas à saúde pública em todo o Brasil.
Com o recurso destinado ao estado, serão executadas 2.074 ações, incluindo obras, aquisição de veículos e fornecimento de equipamentos. Entre os investimentos estão a construção de 114 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a entrega de 1.030 combos de equipamentos para a estruturação das unidades já existentes. Também estão previstos 726 kits de teleconsulta, que possibilitarão atendimentos a distância em regiões de difícil acesso.
Além disso, a Bahia receberá 32 unidades odontológicas móveis, que reforçarão o atendimento em comunidades sem estrutura fixa para serviços odontológicos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância do investimento. “Quando o presidente Lula lançou o Agora Tem Especialistas, ele disse que esse programa era o sonho da vida dele. E é esse sonho que está virando realidade. É um mutirão nacional de dignidade, que está colocando fim às filas que por anos condenaram o povo a esperar por atendimento”, afirmou.
O Novo PAC Saúde tem como foco principal a reestruturação da rede pública, com prioridade para a Atenção Primária — setor responsável pela prevenção e atendimento inicial à população. O fortalecimento desse nível deve contribuir para a redução da demanda sobre os serviços especializados.
Em âmbito nacional, o programa prevê:
- Construção de 800 novas UBSs
- Implantação de 7 mil salas de teleconsulta
- Equipamentos para 10 mil UBSs
- Aquisição de 400 unidades odontológicas móveis
- Criação de 46 policlínicas
- Implantação de 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
- Distribuição de 1.533 novas ambulâncias do SAM




