Bahia está na lista de estados com infecções graves de rinovírus em crianças

cOMPARTILHE:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou o aumento de casos mais graves de infecções por rinovírus entre crianças e adolescentes nos estados da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e do Maranhão. O aumento foi divulgado na quinta-feira (7), no boletim Infogripe. O boletim mostra informações relativas à semana epidemiológica de 27 de outubro a 2 de novembro e aponta uma tendência de aumento nos casos graves da doença.

O Infogripe faz o levantamento com base em notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registradas no Sivep-gripe. A SRAG é uma situação respiratória frequentemente associada à piora de infecções virais. Os pacientes com SRAG podem ter dificuldade para respirar, níveis de oxigênio baixos no sangue, incluindo outros sintomas. Entre os agentes virais que podem desencadear a SRAG, o rinovírus, que também é um dos principais causadores do resfriado comum, se destaca.

Em boa parte dos casos, a doença se manifesta de forma leve, com sintomas como tosse, dor de garganta, espirros e coriza, em algumas manifestações da doença pode evoluir para uma forma mais grave, com risco de SRAG. As crianças pequenas estão entre os grupos mais vulneráveis.

Com informações da Agência Brasil.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.