A Bahia é o sexto estado brasileiro com maior número de cidades sem acesso à Farmácia Popular. Embora esteja presente em 88% dos município do estado, o programa não falta em 53 cidades baianas.
Piauí, Maranhão e Tocantins são os estados menos contemplados com o programa. Eles têm 79, 69 e 65 cidades desassistidas, respectivamente.
Sem esse suporte, pacientes submetidos a tratamentos contínuos precisam viajar para cidades vizinhas ou dependem de postos de saúde para obter medicamentos de forma gratuita.
O programa Farmácia Popular foi criado há 20 anos com a missão de popularizar o acesso a medicamentos no Brasil. Funciona por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada. Os cidadãos têm acesso aos medicamentos de graça ou com descontos ao apresentar receita médica. Não é preciso comprovar renda.
A meta do Ministério da Saúde é cobrir 93% do território nacional. Atualmente, 759 municípios brasileiros não possuem Farmácia Popular, o que representa 14% das 5.570 cidades do país.
Com informações do Correio.