Bahia é o estado do Nordeste com maior número de afastamentos no trabalho por ansiedade e depressão

Mulher com ansiedade

cOMPARTILHE:

A ansiedade provocou 4.517 afastamentos do mercado de trabalho da Bahia ao longo de 2024. A depressão foi o motivo de 3.313 licenças concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mesmo período. Esses números são os maiores registrados em todo o Nordeste e ocupam a oitava posição no levantamento nacional, conforme dados do Ministério da Previdência, divulgados pelo portal G1.

Segundo a reportagem, o país registrou 472.328 licenças médicas por esses e outros transtornos mentais. É o maior índice desde 2014, com um aumento de 68%, o que confirma o status de crise de saúde mental enfrentado no Brasil.

Além da ansiedade e depressão, as doenças que mais provocaram afastamentos na Bahia, foram depressão recorrente (1.701), transtorno bipolar (1.494) e esquizofrenia (998).

Psicose, transtorno de personalidade e vício em cocaína, frequentes em outros estados, não apareceram entre os casos mais recorrentes nos postos de trabalho baianos. Vale ressaltar que os números se referem às licenças e não aos indivíduos, portanto um trabalhador pode ser contabilizado mais de uma vez caso tenha sido afastado em diferentes ocasiões.

Com informações do G1.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.