Bahia é o estado do Nordeste com maior incidência de câncer de mama

Foto: Getty Imagens

cOMPARTILHE:

 

A Bahia foi o estado com maior incidência de câncer de mama no Nordeste em 2022, aponta os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

De acordo com o instituto, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todo o Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero opera em primeiro lugar. Para tentar compreender os crescentes casos de câncer como um todo, a Organização Mundial de Saúde destaca a influência do estilo de vida contemporâneo, no qual os principais fatores apontam o uso de tabaco, dietas prejudiciais à saúde, excesso de peso e falta de atividade física como pilares de riscos.

Para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados mais de 70 mil casos de câncer de mama e 17.010 de colo do útero no Brasil. No total, mais de 270 mil mulheres serão diagnosticadas com esses dois tipos de tumores, os quais ocupam, respectivamente, a 1ª e 3ª posições no ranking de tipos de câncer que mais acometem o sexo feminino.

Diversos fatores contribuem para o problema afetar tantas mulheres, como a menstruação precoce, primeira gravidez e menopausa tardias, terapia de reposição hormonal, obesidade na pós-menopausa, histórico na família familiar de câncer de mama, ovário ou pâncreas, além de hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas.

Foto: Getty Imagens

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.