Aumenta o número de pacientes na lista de transplantes na Bahia

cOMPARTILHE:

No primeiro semestre de 2024, o cenário dos transplantes na Bahia apresentou uma complexa combinação de avanços e desafios.

Houve um crescimento no número de doações de órgãos no primeiro semestre de 2024, quando foram registradas 499 doações, um aumento significativo em comparação com as 401 captações realizadas no mesmo período do ano anterior.

No entanto, aumentou em aproximadamente 17% o número de pessoas à espera de um órgão compatível para transplante. Enquanto em 2023 a lista de espera contava, em média, com 2.850 pacientes, em 2024 essa média subiu para 3.310 pessoas aguardando por um órgão ou tecido.

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema de Transplantes, atribuiu esse aumento ao maior acesso ao serviço e à disseminação de informações, que incentivam mais pessoas a buscarem o tratamento. Essa conscientização e facilitação do acesso são aspectos positivos, pois refletem um melhor entendimento da população sobre a importância dos transplantes e a busca ativa por soluções de saúde.

Paralelamente, estes números também demonstram que o aumento nas doações e do número de transplantes realizados ao longo desses primeiros seis meses não foram suficientes para atender a demanda pelo serviço na Bahia.

Isso indica que, apesar dos esforços do governo do estado para implementar melhorias no serviço de transplantes, a exemplo da reativação do transplante de coração que ocorreu no final de 2023, a demanda por órgãos compatíveis ainda supera a oferta.

Um dos desafios persistentes é a alta taxa de negativa familiar para a doação de órgãos, especialmente no estado da Bahia, onde cerca de 65% das famílias ainda recusam a fazer doação.

Esse dado ressalta a necessidade de intensificar as ações de sensibilização e educação sobre a importância da doação de órgãos, buscando reduzir as barreiras culturais e o medo que muitas vezes levam à negativa.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.