A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reestabeleceu, nesta quarta-feira (30), a interdição cautelar do creme dental Total Clean Mint, da marca Colgate. A medida, que havia sido suspensa devido a um recurso apresentado pela fabricante, foi retomada após a própria empresa retirar o recurso, conforme comunicado da Anvisa.
A interdição do produto, inicialmente determinada em 27 de março, continua em vigor, com a Anvisa alertando para a suspensão da venda e do consumo do creme dental, após relatos de reações adversas entre os consumidores, como inchaço nos lábios.
Em sua primeira decisão, a agência explicou que a interdição não envolvia o recolhimento do produto, mas determinava que ele não fosse mais comercializado. A medida foi motivada pela presença de fluoreto de estanho na formulação, substância que, embora tenha benefícios antimicrobianos e anticárie, pode causar reações indesejáveis em alguns usuários.
A linha Colgate Total Clean Mint substituiu a antiga linha Total 12 da marca, e a empresa, por meio de um posicionamento nas redes sociais, reafirmou seu compromisso com a saúde bucal e a segurança dos produtos. “Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles”, declarou a Colgate Brasil em março.
Alerta e Orientações
A Anvisa também emitiu um alerta para os consumidores sobre os riscos de reações adversas ao uso do creme dental, como lesões bucais, dor, sensação de queimação, inflamação gengival e edema labial. A recomendação é que, em caso de irritação, o uso do produto seja interrompido, e, se os sintomas persistirem, um profissional de saúde seja consultado.
Profissionais da saúde devem monitorar os pacientes para alterações bucais, informar sobre os possíveis efeitos colaterais e orientar sobre alternativas para indivíduos sensíveis. A Anvisa também enfatizou a importância de os fabricantes fornecerem informações claras sobre reações adversas na rotulagem dos produtos.
Posicionamento da Colgate
Em nota à imprensa, a Colgate confirmou que retirou o recurso contra a interdição temporária do produto, colaborando com a Anvisa no andamento das investigações técnicas. A empresa reafirmou a qualidade e a segurança do Colgate Total Clean Mint, garantindo que o produto segue os rigorosos padrões exigidos pelas agências reguladoras.
Com informações da Agência Brasil.




