Anvisa proíbe manipulação de medicamentos com GLP-1 usados em canetas para emagrecimento

cOMPARTILHE:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (25), a manipulação de medicamentos à base de agonistas de GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, indicados para o tratamento de diabetes tipo 2 e para o controle de peso.

A medida foi oficializada no Despacho nº 97/2025, acompanhado da Nota Técnica nº 200/2025, e integra as novas regras para a importação e manipulação de insumos farmacêuticos usados nas chamadas “canetas emagrecedoras”.

Segundo a Anvisa, insumos de origem biotecnológica só poderão ser importados por empresas previamente autorizadas e apenas quando se tratar do mesmo insumo farmacêutico ativo (IFA) já analisado no processo de registro do medicamento de referência.

Com isso, farmácias de manipulação não poderão importar diretamente esses insumos. Caso utilizem material adquirido de importadoras, deverão comprovar a realização de testes mínimos de controle de qualidade e obedecer a normas rígidas de preparação estéril.

De acordo com a agência, o objetivo da decisão é reduzir riscos sanitários diante do aumento da procura por esses medicamentos no país.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.