Uma nova pílula anticoncepcional masculina, sem hormônio, está sendo testada clinicamente pela primeira vez e apresenta resultados iniciais animadores. O composto, identificado como YCT-529, mostrou eficácia na redução da produção de espermatozoides em testes realizados com camundongos e primatas não humanos, além de registrar poucos efeitos colaterais.
De acordo com informações do jornal O Globo, em camundongos machos, o anticoncepcional começa a agir cerca de um mês após o início da administração, reduzindo drasticamente a taxa de gestações nas fêmeas – com eficácia próxima de 100%.
Nos testes com macacos, foi necessária uma dosagem maior para obter os mesmos efeitos. Ainda assim, os resultados mostraram uma queda rápida na contagem de espermatozoides, também sem efeitos adversos significativos observados até o momento.
Apesar dos avanços, os pesquisadores alertam que, assim como os anticoncepcionais hormonais tradicionais utilizados por mulheres, o YCT-529 pode provocar reações indesejadas. Entre os efeitos colaterais identificados estão ganho de peso, episódios de depressão e aumento do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”.
A expectativa é de que os estudos avancem para novas fases, visando confirmar a segurança e eficácia do medicamento em humanos.
Com informações do jornal O Globo.




