Ana Neryr realiza o exame PCR em Tempo Real

cOMPARTILHE:

Desde Novembro de 2022, o Serviço de Biologia Molecular do Hospital Ana Nery (HAN) realiza o exame PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em Tempo Real, uma análise de alta tecnologia disponível nos melhores hospitais do mundo. O HAN é o primeiro hospital público da Bahia a realizar esta técnica em laboratório próprio. Confira a entrevista com a biomédica e coordenadora do Laboratório, Samara Araújo.

1.O que é o PCR em Tempo Real na prática?

É um teste laboratorial que detecta e quantifica moléculas de DNA relacionadas a algum agente infeccioso, como vírus, por exemplo.

2.Quais os benefícios deste exame?

Através do PCR em Tempo Real, é possível detectar e monitorar a carga viral de algumas infecções. O Citomegalovírus e o Poliomavírus BK, por exemplo, reativam no período pós-transplante, ocasionando grandes prejuízos aos pacientes. Com a detecção em tempo real, é possível fazer o tratamento preemptivo, ou seja, iniciar a terapia medicamentosa quando o vírus estiver se multiplicando, mas o paciente ainda não tem qualquer sintoma, o que garante as melhores chances de sucesso e evita que a infecção produza uma condição clínica mais grave. Esse tipo de diagnóstico contribui sensivelmente para melhorar a qualidade de vida dos usuários transplantados assistidos no Hospital Ana Nery.

3.Quais pacientes são indicados para fazê-lo?

É um teste com muitas finalidades, qualquer infecção pode ser monitorada por essa metodologia, mas no Hospital Ana Nery, o exame é utilizado para monitorar a infecção ativa pelos vírus Citomegalovírus e Poliomavirus BK em pacientes que realizaram transplante de órgãos. Após o transplante, devido ao uso de medicamentos imunossupressores, os pacientes ficam susceptíveis à reativação dessas infecções. Com o monitoramento pelo PCR em Tempo Real, é possível saber se ou quando os vírus reativaram a infecção e intervir de forma eficaz.

4.Como é o acesso ao exame e qual médico deve prescrevê-lo?

O exame é realizado em pacientes transplantados assistidos no Hospital Ana Nery. A solicitação é feita pelos médicos das equipes de transplantes e realizado pela equipe do laboratório de análises clínicas.

Imagem: Ascom Ana Nery

 

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.