Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgados nesta sexta-feira, apontam para o crescimento dos casos de internações de crianças de até quatro anos devido ao vírus sincicial respiratório (VSR). As informações se referem ao período de 4 a 10 de junho.
Apesar da manutenção do crescimento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nos pequenos, o documento informa que a maioria das regiões do país registra queda dos casos de SRAG nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas).
Segundo o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, o sinal de redução predomina principalmente nas regiões Centro-Sul, nos quais os estados apresentam queda ou interrupção do crescimento de SRAG. Contudo, o mesmo não se aplica às regiões Norte e Nordeste, que ainda apresentam sinais de crescimento em diversos estados.
Os oito estados que apresentam sinal de crescimento das internações por problemas respiratórios graves são: Acre, Alagoas, Amapá, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. Em cinco desses – Acre, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima – isso se dá justamente pelo aumento das internações de crianças.
Fonte: O Globo / Imagem: Google