Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que o medicamento Mounjaro, produzido pela farmacêutica Eli Lilly, apresentou resultados superiores ao Ozempic no tratamento da obesidade em adultos. A principal responsável pela redução de peso observada foi a tizerpatida, componente ativo do Mounjaro.
Os resultados da pesquisa mostraram que os pacientes que utilizaram tizerpatida perderam em média 22,8 kg, o que corresponde a 20,2% do peso corporal. Em comparação, aqueles que utilizaram semaglutida, componente do Ozempic, perderam 15 kg (13,7% do peso corporal). Isso representa uma eficácia 47% maior da tizerpatida na redução de peso.
Os dados fazem parte da pesquisa clínica SURMOUNT-5, cujos resultados foram apresentados durante o 32º Congresso Europeu de Obesidade (ECO). O Mounjaro deverá chegar ao Brasil ainda na primeira quinzena de maio.
A pesquisa
Para o estudo, foram analisados 751 adultos com obesidade ou sobrepeso, mas sem diabetes, embora apresentassem comorbidades como hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono (AOS) ou doenças cardiovasculares.
Como funciona o Mounjaro
O Mounjaro age simulando a ação de dois hormônios produzidos no intestino, o GLP-1 e o GIP. Essa ação ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue e na redução do apetite. Considerado uma evolução dos medicamentos à base de semaglutida, como o Ozempic, o Mounjaro é administrado por injeção subcutânea uma vez por semana.




