Ministério da Saúde lança painéis para acompanhamento da Mpox e malária

cOMPARTILHE:

No mês de setembro, o Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica (CNIE) do Ministério da Saúde lançou o Painel de Mpox. Desenvolvido em parceria com o Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), a ferramenta permite visualizar indicadores sobre a incidência da doença, perfil demográfico e uma série histórica que abrange os anos de 2022 a 2024.

A Mpox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus MPXV, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Sua transmissão em humanos pode ocorrer por meio do contato com pessoas infectadas pelo Mpox vírus ou por materiais contaminados com o vírus.

A principal forma de transmissão é por meio do contato próximo e prolongado (abraços, beijos, relação sexual) quando existem lesões na pele tais como erupções cutâneas, crostas, feridas e bolhas ou fluidos corporais (como secreções e sangue) em uma pessoa infectada.

Além dos dados sobre a mpox, foi lançado também o Painel de Malária. O objetivo é consolidar dados epidemiológicos sobre a doença em todo o território nacional, por meio de uma série histórica dos últimos 12 anos. As informações incluem o perfil demográfico dos casos e a distribuição geográfica da malária, entre outros dados relevantes.

Os painéis visam apoiar as áreas técnicas da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), além de auxiliar pesquisadores e a sociedade no enfrentamento e controle das doenças, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.