Superbactéria identificada no Nordeste é risco de saúde global

cOMPARTILHE:

Era ainda 2022 e uma cepa da bactéria Klebsiella pneumoniae isolada foi identificada em uma mulher de 86 anos com infecção urinária. Ela foi admitida em um hospital em uma cidade da região Nordeste. A bactéria resistente a todas as opções de antibióticos disponíveis e a paciente faleceu 24 horas depois.

A cepa, detectada anteriormente nos Estados Unidos e que já estava circulando no Brasil, corre o risco de se espalhar pelo mundo.

Um grupo de pesquisadores apoiado pela FAPESP sequenciou o genoma da bactéria e comparou com um banco de dados de 408 outras sequências parecidas. Os resultados foram publicados na revista The Lancet Microbe.

A bactéria tem classificação considerada crítica pela OMS, o que indica escassas opções terapêuticas disponíveis e que merecem medidas de contenção para não serem disseminadas, além de terem prioridade para a pesquisa e desenvolvimento de novos antimicrobianos.

Com informações da CNN Brasil.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.