Subir escadas pode salvar vidas, indica estudo britânico

cOMPARTILHE:

Subir alguns degraus pode ser mais do que uma maneira de economizar tempo no elevador. Um estudo recente, conduzido por pesquisadores da Universidade de East Anglia e do Hospital Universitário de Norfolk e Norwich, no Reino Unido, revelou que optar pelas escadas pode reduzir significativamente o risco de morte, especialmente por doenças cardiovasculares. A pesquisa foi publicada no European Journal of Preventive Cardiology e reforça o impacto positivo que pequenas mudanças de hábito podem ter na saúde.

A pesquisa analisou dados de cinco estudos anteriores, que envolveram 455.578 pessoas com idades entre 35 e 84 anos, de ambos os sexos, com ou sem histórico de doenças cardíacas. Entre os participantes, 53% eram mulheres. Os resultados são impressionantes: aqueles que frequentemente utilizavam as escadas apresentaram um risco 24% menor de morte por qualquer causa e uma probabilidade 39% menor de morrer por doenças cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca e derrame.

Embora o estudo não tenha determinado uma quantidade exata de degraus que alguém deve subir diariamente para colher esses benefícios, os pesquisadores destacam que mesmo pequenas doses de atividade física, como subir escadas, já podem trazer ganhos consideráveis para a saúde. O simples ato de incorporar mais movimento ao cotidiano é uma ferramenta poderosa para prevenir doenças.

Especialistas da área de saúde concordam com as conclusões do estudo. Everton Crivoi do Carmo, doutor em Ciências do Esporte e preparador físico no Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, explica que atividades físicas regulares, independentemente do tipo, melhoram o condicionamento físico e diminuem os riscos de problemas cardíacos. “O importante é se manter ativo, e os degraus são mais uma opção entre tantas outras para chegarmos a esse objetivo”, afirma.

Subir escadas, além de promover o condicionamento cardiovascular, tem outros benefícios. Segundo o especialista, a prática melhora a força de contração do coração, otimiza o transporte de oxigênio pelo corpo e aumenta a eficiência muscular. Isso reduz a demanda do sistema cardiorrespiratório, ajudando o corpo a lidar melhor com o estresse e a se preparar para possíveis adversidades ao longo do dia.

O ortopedista e traumatologista Eric Curi, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, acrescenta que o exercício de subir escadas não apenas promove trabalho aeróbico, mas também fortalece a musculatura das pernas e do core — grupo de músculos que inclui o abdômen, quadril, lombar e pelve. “Esses músculos são essenciais para a estabilidade corporal e ajudam a reduzir o impacto nas articulações e no coração”, explica.

 

 

*Com informações do Estadão.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.