Aumentos abusivos de planos de saúde, insatisfações com relação à prestação de serviço e outros quesitos têm desgastado a imagem da Saúde Suplementar no Brasil. Mais recentemente observamos a situação do Plano HapVida.
A insatisfação com os serviços do plano de saúde na Bahia levou 1.827 consumidores a registrar reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entre janeiro e agosto de 2024. As queixas incluem cancelamentos unilaterais de planos, dificuldades em atendimento e a negativa para realização de exames. No âmbito nacional, a situação é ainda mais crítica, com 40.354 queixas registadas no mesmo período.
Somente no mês de agosto, foram 4.482 consumidores do país registrando reclamações na ANS. O número representa um crescimento de 54% comparado às queixas do mesmo mês de 2023. Na Bahia, o plano registrou uma queda no número de reclamações em agosto, mas com um volume ainda expressivo: 191 reclamações só em agosto. Chama atenção ainda a quantidade de processos instaurados registrados na ANS: 156 nos últimos 12 meses.
O Ministério Público, que debateu recentemente a questão em evento na sua sede, precisa apurar com mais rigor sobre a situação do HapVida por que o plano já vem sendo alvo de sucessivas denúncias de usuários insatisfeitos .
Com informações do Grupo Metrópole
Foto: Metropress