Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: é hora de quebrar o silêncio

cOMPARTILHE:

Nesta terça-feira, dia 10 de setembro de 2024, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Não à toa, o mês inteiro é dedicado a discussões e outras atividades de conscientização sobre o tema, campanha que ficou conhecida como Setembro Amarelo. A data chama a atenção para a importância do diálogo como forma de prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio virou um problema de saúde pública, sendo responsável por mais de 700 mil mortes por ano em todo o mundo. Por isso, a entidade lançou o tema global “Mudando a Narrativa sobre o Suicídio” como forma de guiar as ações de combate.

Para evitar aquela que é considerada a quarta principal causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos, a OMS defende que uma conversa contribui para uma sociedade solidária e compreensiva, independentemente da duração. A Organização lista como benefícios do início desse diálogo a quebra de barreiras, o aumento da consciência e a criação de costumes incentivando o apoio.

Outro ponto que se pretende atingir com o tema é enfatizar a necessidade de se priorizar a prevenção do suicídio e a saúde mental na definição de políticas contando com mais ação governamental.

Desafios e metas

As condições que levam uma pessoa a tirar a própria vida são complexas e associam-se a fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos, incluindo a negação de direitos humanos básicos e acesso a recursos.

A OMS defende ainda que o suicídio pode ser impulsionado por eventos da vida que geram tensões, como perda de meios de subsistência, pressões de trabalho ou acadêmicas, rompimentos de relacionamento e discriminação, entre outros.

Nesse contexto, as autoridades mundiais têm um desafio a encarar. A redução da taxa global de suicídio em um terço até 2030 é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Plano de Ação Global de Saúde Mental da OMS.

Diálogo e ajuda

Vale lembrar que no Brasil existe o telefone 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende também por e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

 

 

*Com informações da ONU News.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.