Quem gosta de cães e gatos, geralmente não perde a chance de brincar, fazer carinho e até dormir com o bichinho na cama. Mas será que esse hábito é saudável? Segundo uma médica britânica, especialista no assunto, não. A Dra. Deborah Lee, da Farmácia Online Dr. Fox, afirma que problemas como alergias e doenças respiratórias podem surgir em crianças e adultos se inalados os pelos e caspas dos animais.
“Quando você respira as partículas de caspa de animais em seus pulmões, as células imunológicas reconhecem o antígeno do cão ou gato como uma substância estranha que representa uma ameaça à sua saúde. Como resultado, uma reação inflamatória é iniciada. Células chamadas mastócitos liberam histamina, que causa contração do músculo liso, fazendo com que as vias aéreas se contraiam, o que significa que você não consegue colocar tanto ar nos pulmões. A histamina também causa um aumento nas secreções brônquicas e inchaço”, explica a médica.
Ou seja, essa condição pode desencadear asma. Tenha atenção aos principais sintomas:
– Tosse
– Chiado
– Sensação de aperto no peito
– Falta de ar
Outra situação bem desagradável que pode acontecer ao colocar cães e gatos sobre a cama é o surgimento de pulgas. Os animais conseguem espalhar facilmente esses insetos no local onde você dorme. Além disso, podem proliferar bactérias que causam gastroenterite, entre outras doenças, em humanos.
Como se prevenir?
Além de não deixar seu pet curtir o conforto da sua cama, é bom ter outros cuidados para se prevenir contra doenças. Confira algumas dicas:
- Banhos regulares no seu animal de estimação para remover pelos soltos e caspas.
- Utilize aspiradores de pó com filtros HEPA para limpar a casa.
- Mantenha seu pet longe do seu quarto e, se possível, estipule áreas restritas para eles.
- Consultas regulares ao veterinário para prevenir e tratar infestações por pulgas.
- Adote métodos de limpeza higiênica para o pet, seus objetos e o ambiente da casa.
*Com informações do jornal O Globo.