O herpes zoster é caracterizado por pequenas bolhas (vesículas) que se formam na pele e acompanham o trajeto das raízes nervosas em uma faixa que acomete um lado só do corpo.
- O herpes zoster é causado pelo mesmo vírus que provocam o herpes oral e o genital?
Não. Os vírus são distintos, o herpes zoster é causado pelo vírus varicela-zoster, que é o mesmo vírus responsável pela catapora varicela .
- O herpes zoster é contagioso?
O herpes zoster ocorre quando o vírus da catapora que já estava no seu corpo é reativado, então não é possível contrair o herpes zoster. No entanto, uma vez que o vírus que causa a catapora e o herpes zoster é o mesmo, se uma pessoa que nunca teve catapora entrar em contato direto com as erupções cutâneas de uma pessoa com herpes zoster, ele pode manifestar a catapora.
- Quais os principais sintomas do herpes zoster?
Os primeiros sintomas podem incluir sensação de formigamento e dor no lugar onde vão aparecer as lesões e, em alguns casos, febre baixa no primeiro dia. Depois, começa a aparecer vermelhidão no local afetado e só então eclodem as bolinhas com água, ou seja, as vesículas contendo o vírus.
Como o vírus segue a raiz nervosa, as lesões podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas em geral surgem na região do tórax, da lombar e cervical, sempre em apenas um dos lados, ou seja, sem ultrapassar a linha média que divide o corpo em duas partes: o lado direito e o lado esquerdo.
- Quem está mais suscetível a desenvolver herpes zoster?
Pessoas com mais de 50 e também, indivíduos imunocomprometidos, mesmo mais jovens, como pacientes oncológicos, pessoas que vivem com HIV, que realizaram transplantes ou fazem uso de medicamentos imunossupressores são mais vulneráveis a manifestar a doença