Esteroides androgênicos anabolizantes ou apenas anabolizantes, como são conhecidos, têm indicações muito específicas, como melhorar o peso e a massa muscular em pacientes críticos, disfunções e adaptações hormonais, como o hipogonodismo masculino, e nos cuidados da pessoa com incongruência de gênero ou transgênero.
Apesar disso, a fama desse medicamento não se deve a esses pacientes, mas aos amantes das academias. Nesses ambientes, pouco importa o gênero: o apelo estético que ele possui seduz a maioria.
Ficar “grande”, aumentar o desempenho e exibir os resultados de um treino disciplinado não seriam problemas, não fosse o perfil de risco do abuso dos anabolizantes, o que faz que eles estejam na mira das autoridades sanitárias, que vedam seu uso para esses fins.
Estima-se que 3,3% da população seja usuária ocasional ou frequente.
18,4% são esportistas recreacionais e 13,4% deles são atletas.
A maioria é jovem, estudante e solteiro.
Mais de 50% é o percentual de dependência entre os usuários, que tendem a abusar também do álcool, nicotina e até cocaína. Dados da Sbem.
Entenda o que são anabolizantes
Trata-se de hormônios esteroides naturais ou sintéticos capazes de promover o crescimento celular e sua divisão, levando ao desenvolvimento de variados tipos de tecidos, como o muscular.
Fonte : VivaBem /Uol