No mês da mulher, nada mais adequado do que falar sobre autocuidado e prevenção em Saúde. A campanha nacional “Março Amarelo e Lilás”, promovida pelo Ministério da Saúde tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose – doenças que afetam as mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo. Já o câncer de útero, segundo dados oficiais, é a terceira doença mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e de colorretal. O portal Olho Na Saúde entrevistou a ginecologista e obstetra Mara Rúbia, que nos traz mais informações sobre o assunto.
O que é a endometriose?
É uma doença crônica caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Endométrio é o nome da camada mais interna do útero, que descama mensalmente, sob ação hormonal, gerando o fluxo menstrual. Por alguns motivos, essa camada se prolifera fora do útero, formando “implantes” endometriais, configurando a ENDOMETRIOSE. Várias são as causas já sabidas e, ainda, há mais o que se pesquisar e descobrir.
Quais os principais sinais que a mulher deve entrar em estado de alerta?
Entre os sinais e sintomas, a DOR é o que mais chama a atenção e faz com que a paciente busque avaliação médica. Geralmente as pacientes com endometriose cursam com muita cólica menstrual ( dismenorreia ), dor na relação sexual ( dispareunia ), dor para evacuação e por vezes obstipação intestinal, dor pélvica
Tem cura?
A endometriose é uma doença crônica, digo que não se trata de cura e sim controle.
Qual o tratamento para a endometriose?
O tratamento envolve várias condutas, desde medicamentos até mudanças de hábitos, sendo essa a mais importante conduta.Em relação ao tratamento medicamentoso podemos utilizar alguns hormônios que antagonizam a acão do estrogênio, que é o hormônio ativo nos casos de endometriose. Contamos também com alguns suplementos com a proposta de anti-oxidação e desinflamação.
Existe algum tratamento mais inovador para a endometriose?
O mais moderno tem sido a cirurgia minimamente invasiva, com lise de aderências e cauterização de focos de endometriose.
Como é feito o diagnóstico do câncer de útero?
O principal exame é o preventivo, conhecido como exame de Papanicolau. Esse exame consiste na coleta de material celular do colo e vagina para avaliação quanto à normalidade da célula .Temos também pesquisas específicas para vírus e bactérias
Quais os sinais importantes que a mulher deve atentar no caso de câncer de útero?
Principal sintomas de alerta são : secreção vaginal anormal, bem como sangramento.
Qual o principal tratamento para o câncer de útero?
O tratamento depende do tipo e estadiamento do câncer, e geralmente se inicia com a cirurgia – retirada do útero. Podendo ser complementada com radioterapia.
É um câncer importante, e caso não seja tratado quais as consequências para a mulher?
Sim! Muito importante…Muitas mulheres ainda morrem com câncer. Se diagnosticado precocemente, tem alto índice de cura. E não tratar significa invasão de outros órgãos ( metástases ) com consequências graves, inclusive a morte.