Na última semana, tiveram início os primeiros testes em humanos do YCT-529, uma pílula anticoncepcional masculina sem hormônios. A informação é do portal Globo.
A pílula atingiu a Fase I dos testes clínicos após apresentar resultados promissores em estudos pré-clínicos com ratos. Ao contrário das opções anteriores, predominantemente hormonais, o YCT-529 emerge como uma promissora alternativa, oferecendo uma solução contraceptiva mais atraente para os homens.
“O mundo está pronto para um agente contraceptivo masculino e entregar um que seja livre de hormônios é simplesmente a coisa certa a fazer, dado o que sabemos sobre os efeitos colaterais que as mulheres têm sofrido durante décadas com a pílula”, destacou Gunda Georg, que lidera o desenvolvimento da nova pílula.
A pílula opera inibindo uma proteína crucial na formação do esperma, prometendo reduzir os efeitos colaterais desagradáveis associados a intervenções hormonais, como alterações de humor e acne.
Com resultados impressionantes nos estudos pré-clínicos, onde a pílula demonstrou reduzir drasticamente a contagem de espermatozoides e prevenir a gravidez com 99% de eficácia, os pesquisadores agora buscam replicar esses sucessos nos testes clínicos em humanos, visando uma opção contraceptiva revolucionária e livre de hormônios.
Fonte: BNEWS