SUS amplia capacidade de armazenar plasma no país

cOMPARTILHE:

O Sistema Único de Saúde (SUS) anunciou uma ampliação de 30% na capacidade de armazenamento de plasma sanguíneo no país. A medida será possível graças à aquisição de novos equipamentos, como freezers e ultrafreezers, que serão distribuídos para serviços de hemoterapia em 22 estados até o primeiro trimestre de 2026.

Com a modernização da rede, a Hemobrás poderá processar até 500 mil litros de plasma por ano, permitindo a produção de medicamentos essenciais, como imunoglobulinas, albumina e fatores de coagulação. A iniciativa reforça a autonomia nacional na fabricação de hemoderivados usados no tratamento de diversas doenças.

O governo também prevê economia significativa com a redução da dependência de importações desses insumos, fortalecendo o abastecimento da rede pública e garantindo maior estabilidade no fornecimento de terapias fundamentais para pacientes com condições crônicas e de alta complexidade.

Nos últimos anos, o volume de plasma disponível na rede pública cresceu de forma expressiva, passando de pouco mais de 62 mil litros para cerca de 242 mil litros. A expansão da capacidade de armazenamento surge como etapa indispensável para assegurar que o plasma coletado seja utilizado de maneira segura e eficiente, ampliando a oferta de tratamentos em todo o país.paPla

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.