No dia 27 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Hospital Aristides Maltez (HAM), vai fornecer a população, uma nova torre para melhorar, agilizar o atendimento e para mais conforto aos pacientes. A edificação foi construída num terreno doado pelo Governo do Estado, na gestão do ex-governador Rui Costa e com recursos de doações, recursos bancários e recursos próprios.
A médica Maria Romilda Maltez, Presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer confirmou a data da inauguração e disse que no novo prédio vão funcionar a oncologia clínica, oncohematologia, setor de fisioterapia e o serviço de triagem.
O terreno cedido pelo Governo do Estado tem uma área de 2.734,55 m² e a nova torre vai possibilitar um aumento de cerca de 30% da capacidade de atendimento do HAM. O projeto é resultado de esforços conjuntos entre a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), a direção do hospital e representantes políticos, especialmente da bancada de deputados da Bahia; que durante os anos de 2024 e 2025 colocaram emendas parlamentares, que permitiram manter o funcionamento do hospital. Será um marco importante para expansão dos serviços oncológiocos na Bahia.
O Hospital Aristides Maltez possui 255 leitos, 20 leitos de UTI, 18 apartamentos da oncopediatria, oito leitos de cuidados paliativos e quatro leitos de hemodiálise, atende mais de 3,5 mil pessoas diariamente e recebe pacientes dos 417 municípios da Bahia.
Segundo Maria Romilda Maltez, “a construção da nova torre não é apenas uma evolução arquitetônica; é um compromisso tangível com a saúde e o bem-estar da comunidade, simbolizando a determinação coletiva em superar os desafios no tratamento do câncer, reforçando a importância da parceria entre o setor público, entidades filantrópicas e a sociedade para alcançar ainda mais melhorias no cuidado à população”.
A expansão do hospital não só proporcionará um ambiente mais amplo e moderno para os tratamentos, mas também garantirá que o HAM continue sendo uma referência no atendimento oncológico.




