Antídoto contra intoxicação por metanol já está disponível na Bahia

cOMPARTILHE:

O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (7), o envio da segunda remessa de etanol farmacêutico, substância utilizada como antídoto no tratamento de intoxicações por metanol. A nova distribuição amplia o alcance da estratégia de enfrentamento aos casos registrados em diferentes regiões do país. Com essa entrega, o total de frascos distribuídos pela pasta chega a 1.125, contemplando nove estados brasileiros.

Os lotes foram encaminhados aos seguintes estados: Acre (30 ampolas), Bahia (90), Ceará (120), Distrito Federal (90), Goiás (75), Mato Grosso do Sul (60), Pernambuco (240), Paraná (360) e Rio de Janeiro (60). A distribuição faz parte do plano de contingência estruturado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável por garantir a reposição contínua e o envio de doses de acordo com a demanda de cada localidade.

A medida integra a estratégia de ampliação do estoque nacional de antídotos, em resposta ao aumento de notificações de intoxicação por metanol. Segundo a pasta, outras 60 mil ampolas de etanol farmacêutico estão em processo de aquisição para reforçar a capacidade de resposta do sistema público de saúde e assegurar que todos os estados tenham acesso rápido ao tratamento em casos emergenciais.

Paralelamente, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 2,5 mil unidades do medicamento fomepizol, outro antídoto indicado para o tratamento de intoxicações por metanol. O lote foi adquirido de uma empresa japonesa, que também realizou a doação de mais 100 unidades, totalizando 2,6 mil doses. A previsão é que o medicamento chegue ao Brasil ainda nesta semana e seja encaminhado aos estados conforme o número de casos e a necessidade de cada região.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.