Com o objetivo de prevenir a ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, e identificar precocemente outras doenças oculares, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda que o Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, seja realizado ainda nas primeiras 72 horas de vida do bebê.
“Caso o exame inicial não apresente alterações deve ser feito um exame oftalmológico completo incluindo o mapeamento de retina aos seis meses de idade”, recomenda a oftalmologista pediátrica Thiana Vilasbôas.
Vale ressaltar que tais orientações são direcionadas às crianças cujo desenvolvimento neuropsicomotor é adequado e na ausência de fatores de risco, como prematuridade extrema, exposição a doenças infecciosas na gestação, entre outras.
Vilasbôas alerta também sobre a necessidade do acompanhamento oftalmológico durante as consultas de puericultura. “Sinais precoces de alterações visuais que, muitas vezes, não são percebidos pelos pais e que podem apresentar doenças oculares graves, como catarata congênita, glaucoma congênito ou retinoblastoma, que, embora raras, podem causar cegueira irreversível se não diagnosticadas cedo”, conclui a oftalmologista.




