Bactéria perigosa leva hospital de Novo Hamburgo a fechar UTI temporariamente

cOMPARTILHE:

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, fechou temporariamente sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após detectar a presença da bactéria Acinetobacter baumannii, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das mais perigosas do mundo.

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), que administra a unidade, informou que os sete pacientes da UTI foram transferidos para a Unidade Neurovascular, esvaziada para recebê-los. Eles continuam sob tratamento intensivo. Cirurgias cardíacas eletivas também foram suspensas.

A bactéria foi identificada em dois pacientes internados nos dias 11 e 15 de julho. Entre os dias 16 e 22, ocorreram dois casos de transmissão cruzada dentro da UTI.

Resistente a vários antimicrobianos, inclusive carbapenêmicos, o microrganismo pode sobreviver por longos períodos em superfícies e equipamentos. O risco é maior para pacientes hospitalizados por muito tempo e com imunidade comprometida.

Em nota, o hospital afirmou que o fechamento da UTI é uma medida preventiva para “proteger pacientes e profissionais, restabelecendo a segurança do ambiente assistencial”. A vigilância sanitária municipal e estadual foi acionada imediatamente após a detecção.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.